sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Zahir - Paulo Coelho

O Zahir é um livro do escritor Paulo Coelho e conta a história de um escritor que perdeu sua mulher, que fugiu, e precisa mudar sua vida completamente para tentar recuperá-la. É também o primeiro livro do autor ao qual tenho contato.
A história de O Zahir é basicamente sobre o amor. Quando um escritor de renome acorda, certo dia, e se dá conta de que sua esposa desapareceu, contata a polícia, porém ele é o primeiro suspeito do "suposto crime". Logo é inocentado, mas esse fato percorre todos os veículos de fofoca. Em seus pensamentos, ele varre a cabeça em busca de alguma coisa que pudesse ter feito sua esposa ir embora, mas vê somente que eram um casal feliz, sem compromissos com seu relacionamento, carreiras brilhantes, dinheiro... tinham tudo.
Então sua esposa acaba se tornado um Zahir. Zahir é algo ou alguém que, aos poucos, toma conta de todos os seus pensamentos, sem deixar espaço para se preocupar com outras coisas. A todo momento, o escritor pensa em sua mulher, busca na memória alguma conversa ou fato em que ela tivesse dito que iria embora... mas não encontra nada.
Algum tempo depois, ele escreve um livro sobre o assunto que acaba sendo um sucesso, e em uma sessão de autógrafos, ele conhece um cara que, supostamente, teria se envolvido com sua esposa, em algum momento, e resolve conhecê-lo melhor, pois pensa que ele sabe onde sua esposa está.
Porém acaba entrando numa espécie de ritual, comandado pelo cara, e descobre que só conseguirá encontrar sua esposa quando conseguir se tornar uma pessoa melhor, que pensa no amor e age de forma natural, sem que precise seguir os padrões estereotipados de como viver em sociedade ou de como realizar as tarefas do dia-a-dia.
O Zahir é um livro com muitos diálogos e discussões filosóficas. Narra a vida um cara da alta sociedade, que sempre teve tudo o que quis, mas que precisa reconstruir seu ser interior para conseguir seu grande amor de volta. Só que nesse meio tempo, ele acaba se envolvendo com outra mulher, e ela mesmo sabendo que ele ama sua esposa e está atrás dela, resolve lutar por ele, pois também o ama. É uma discussão sobre o amor puro e verdadeiro.
As críticas relacionada à sociedade estão em praticamente todas as frases do autor, que também traz muitas frases de incentivo e autoajuda. No fim das contas, acabei achando a história bastante interessante em seu propósito, mas achei a narrativa um pouco desconcertante, pois não conhecia o autor e não sabia como era sua maneira de contar uma história.
Falando na narrativa, achei bastante complicada no início. Até me adaptar ao jeito de escrita do autor, precisei me esforçar em dobro para conseguir entender o que estava escrito. O autor escrevia um capítulo da história atual e depois iniciava outro com outra proposta, sem mencionar o nome dos personagens, o que criava um misto de confusão e incompreensão. Mas depois me acostumei e o restante da leitura fluiu.
Não vou dizer que adorei, mas posso dizer que gostei. Foi uma boa leitura e o autor consegue manter bem o clima mais para o final do livro, revelando o que queremos saber desde o início da história somente no finalzinho mesmo.
Minha edição não teve erros além da troca de posição de um artigo e um substantivo. Fiquei satisfeito.
Não sei se vou ler mais alguma coisa dele, mas se alguém tiver alguma indicação, pode ser que eu retorne a lê-lo.
Então é isso. Se você gostou do post, compartilhe e ajude a divulgar o blog. Conte nos comentários o que achou do livro e não esqueça de seguir o BP.
Até a próxima página!

Imagens retiradas da internet.

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias