quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sementes no Gelo

Comecei o mês do horror lendo um livro nacional, que prometia medinhos antes de dormir. Este livro traz uma ideia nova e bem diferente de tudo o que eu já conhecia. O autor criou uma atmosfera no início e terminou com outra no final. Achei desnecessário e prejudicou o livro. Leia para saber o que achei.
Um assassino pedófilo é encontrado morto, dentro de sua cela, de uma forma estranha. Pouco antes disso acontecer, um policial vê 3 crianças andarem na direção do assassino. As informações do caso são passadas ao seu superior imediato, mas ele não acredita muito na história, principalmente por envolver fantasmas.
Em outro canto da cidade, um detetive recebe a visita de uma antiga amiga que diz estar recebendo a visita de um ser estranho, um garotinho que a chama de mamãe. O detetive resolve investigar o caso, mesmo achando que a mulher pode estar ficando louca, pois está com o aluguel atrasado e não pode abrir mão do dinheiro.
Outros casos de contato com estes acontecimentos estranhos começam a ocorrer, mas nem todos são da forma cruel e assustadora, algumas vezes esses seres se comportam de forma gentil e bondosa, contradizendo suas maldades com outras pessoas.
O detetive e o delegado de polícia se unem para tentar entender os casos e resolver este grande enigma sem solução aparente. Após a constatação sobrenatural da história, eles precisam descobrir o que eles querem e porque atacam somente algumas pessoas. Quando a resposta é descoberta, precisam encontrar uma forma de lutar contra estes seres que não podem ser tocados, mas que podem bater, machucar e até assassinar as pessoas, correndo o risco de se tornarem as próximas vítimas.

André Vianco, autor de Sementes no Gelo, teve uma boa ideia para este livro, mas achei que não soube aproveitar muito. O início do livro é ótimo, tem momentos que dá arrepios e a atmosfera começa a ficar bem interessante. Mas o problema ficou em acontecer isso somente no início do livro, pois logo em seguida, a atmosfera de horror muda para um thriller policial, perdendo todo o terror desenvolvido antes. Achei uma perda grande pro livro.
A história até é legal, tem momentos de suspense, mas achei fraco. Poderia ter sido bem melhor desenvolvido, mantendo tanto o clima de terror como o suspense policial, se fossem alterados apenas alguns pontos do enredo. Bacana em alguns pontos, fraco no restante.
A escrita é simples e a leitura é rápida. Por não ser um livro grande, pode ser lido de uma vez só (de preferencialmente à noite, se quiser sentir medinho no início do livro). Não haviam erros de português e a capa é muito bacana, bem bonita. Particularmente, achei a capa ótima, até melhor que muita coisa do livro.

Conheci Vianco na Jornada Nacional de Literatura de 2013, em Passo Fundo, onde ele falou um pouco sobre seus livros e sua trajetória. Pelo que o pessoal comentava, este livro não deixaria alguém dormir com a luz apagada por algum tempo. Não lembro ao certo, mas o autor manteve o que seus leitores comentavam. Este foi o motivo para Sementes no Gelo entrar na minha lista de leituras, porém, foi bastante decepcionante neste quesito. Esperava mais terror do que foi colocado na trama.
Ps: durante o evento, o autor deu autógrafos e tirou fotos com os fãs. Neste link você pode conferir este ser que vos escreve tietando André Vianco :)

E você, o que achou deste livro? Gosta dos livros do André Vianco? Deixe sua opinião nos comentários.
Não deixe de seguir o Blog Paginando e até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias