segunda-feira, 22 de junho de 2015

Qual o nome do vento?

Sobre o livro
O Nome do Vento é o livro de estréia de Patrick Rothfuss. Foi lançado em 2011, mas só chegou às minhas mãos ano passado, sendo lido este ano. É primeiro volume da trilogia A Crônica do Matador de Rei. Já adianto que a leitura foi incrível!
Antes de mais nada, este livro é uma aventura fantástica de muita qualidade, escrita para um público mais adulto, acredito eu, mas isto não impede que qualquer um de ler. Basta ter vontade, pois o livro é grande, tem muita informação e não é uma história com início meio e fim. Como é uma trilogia, neste livro conhecemos o início da vida de Kvothe, e, ao terminar de lê-lo, não teremos um final, mas uma pausa na história, que continua no segundo volume. Então, se você gosta de livros com um final, sinto muito.

O que achei
De início, tive um certo receio. Não consegui engatar na leitura logo de cara, mas depois não consegui largar o livro. O que no início rendia em torno de 20-30 páginas por dia, passou a ser 100 ou mais. Mas isto não foi o suficiente para terminá-lo de ler rapidamente, pois eu pulei alguns dias de leitura para fazer outras coisas e acabei ficando um bom tempo com a leitura em andamento.
A narrativa é muito bacana. É uma mistura de terceira pessoa com primeira pessoa. Temos o autor contando a história, e o personagem contando outra história. E o que dá a entender é que, de certa forma, é possível que o ouvinte do personagem seja o locutor do livro. Quem já leu vai entender bem o que estou falando. Esta mescla entre as narrativas ficou muito legal, ajudando muito na imersão e transformando o livro mais interessante, pois temos acontecimentos acontecendo em tempo real, além do que é contado pelo protagonista.
Os personagens são muito bem trabalhados e complexos. É fácil deixar passar alguma informação e só lembrar daquilo mais à frente, mas o autor não nos deixa esquecer das mais importantes. Há muita informação para o leitor e muitos elementos interessantes, e as relações que se formam são bem legais. O protagonista é incrível, cheio de qualidades e defeitos, e observamos sua evolução gigantesca. Os demais personagens foram tão bem lapidados que é impossível não gostar ~~ou odiar~~ qualquer um.
A magia e o fantasioso estão presentes em praticamente tudo, mas de uma forma bem natural, que nos faz acreditar em tudo de forma simples. E os cenários são criados de forma a ajudar nessa crença, além de nos envolver num mundo fantástico maravilhoso.
Muito me surpreendeu! Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos. Patrick Rothfuss conseguiu escrever um épico fantástico em sua estréia no mundo editorial. Recomendadíssimo!

Está com vontade de ler? Já descobriu o nome do vento? Deixe seu comentário e até a próxima página?

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias