domingo, 11 de outubro de 2015

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

No livro O Médico e o Monstro, de RL Stevenson, temos uma história muito estranha. Stevenson mescla elementos de horror baseados em investigação criminal, crenças religiosas, mesmo que escondidos no texto, e fatores psicológicos e que desafiam a medicina.
A história é contada pelo ponto de vista de um advogado, amigo de Dr Jekyll. Após ter uma conversa com outro amigo, acerca de uma estranha porta na vizinhança, ele interessa-se pela história contada pelo amigo, lembra do testamento do doutor, que está sob seus cuidados, e o relê, verificando que Jekyll deixará sua herança para o tal Hyde.
Com a preocupação de um amigo, este advogado vai à casa do doutor, pois ele está tendo uma vida mais reservada e não sai muito de casa, e eles tem uma conversa a respeito do testamento e de seu beneficiário. Após isso, acontecem vários fatores que pioram a reputação de Hyde e que acabam por interferir na vida de Jekyll. Depois de um determinado acontecimento, Hyde desaparece e o doutor acaba voltando a ter uma vida mais social. Contudo, de uma hora para outra, Jekyll volta a se esconder em casa e se recusa a receber visitas.
O fim da história não cabe a mim contar, pois, se assim eu fizer, poderá estragar a experiência de quem o ler.
O horror do livro só é revelado em seu final, quando descobrimos o que aconteceu com Dr Jekyll e com o Mr Hyde, porém, durante toda a leitura, o autor nos descreve a aparência desagradável de Mr Hyde e as sensações de repulsa e medo que ele transmite às pessoas que acabam por se encontrar com ele. As suas atitudes também revelam o seu caráter. A verdadeira relação de ambos também só é revelada no final, após uma trajetória instigante e curiosa, revelada por uma carta de Dr Jekyll.
As revelações feitas amarram a trama de forma muito bem feita e trazem à tona uma situação horrorosa, desagradável e muito maluca, porém, com o que é descrito, somos convencidos de que tudo aquilo poderia ser verdade, e é exatamente esse ponto que deixa o livro interessante.
A escrita dele é muito bem feita e o desenrolar da história acontece de uma forma tão natural e bem desenvolvida que é possível nem perceber a riqueza da escrita. É fácil e rápido de ler.
Mesmo que o livro seja curto, podendo ser lido em poucas horas, traz momentos densos e curiosos, tornando a leitura prazerosa e instigante. Vale a leitura para todos os amantes de uma boa história, bem escrita e de qualidade. Recomendo fortemente!
Uma coisa curiosa que achei durante a pesquisa de imagens para o post, é que a aparência de Hyde é tratada, na maioria das imagens, como um ser que parece um monstro realmente, geralmente lobisomen ou vampiro. Na realidade, o que o torna um monstro são suas atitudes e a estranheza desagradável de estar em sua companhia. Durante a leitura, não consegui imaginá-lo como um cara de aparência grotesca e monstruosa. Acho que imagino ele mais parecido com um psicopata, sociopata, do que essa descrição visual que utilizaram para o personagem. Acredito que essa caracterização de Hyde seja para ilustrar o monstro do título, apenas.
É isso então. Está lendo alguma coisa relacionada ao tema horror, terror ou morte? Já leu O Médico e o Monstro? Deixe seu comentário!
O mês do horror só começou e temos tempo para ler algumas coisas horrorosas (no bom sentido, é claro)! Até a próxima página monstruosa!

*imagens retiradas da internet

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias