quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


Theodore Finch e Violet Markey encontraram-se no parapeito da torre do colégio em um grande dilema pessoal, ambos testando sua força de reação e sua importância. Nesse dia eles salvaram um ao outro de cometerem suicídio e viraram amigos.
Theodore Finch sempre foi visto como esquisito e problemático, já Violet Markey era parte do grupo popular da escola, ambos em lados opostos da sociedade, mas com problemas e motivações bem parecidos. Finch passa os dias encontrando formas de suicídio e Violet conta os dias para acabar o ano escolar e sair daquela cidade, de deixar o passado ali, onde tudo aconteceu.
Em uma aula de Geografia, o professor propõe um trabalho em duplas, que é para explorar o estado deles e registrar os lugares, às vezes bonitos, às vezes peculiares, mas, como motivação, conhecer os pontos turísticos e reconhecer os pontos bons do seu estado antes de partirem dali em busca de seus sonhos.

“ – Você nunca me perguntou o que eu estava fazendo naquele parapeito. – E fica ali, aberto e pronto pra me contar qualquer coisa, mas por algum motivo não tenho certeza se quero saber. “ - Pág. 197

Com esse trabalho proposto, Finch resolve que quer fazer o trabalho com sua nova amiga Violet, o que faz com que eles passem mais tempo juntos, conheçam mais um ao outro e acabam descobrindo muitas outras coisas também.
Por lugares Incríveis é uma história que trata sobre um tema delicado: Suicídio. Apesar de o tema ser forte, Jennifer Niven consegue passar a história de uma forma leve e contemporânea, e além de mostrar os problemas que muitos jovens passam, ela mostra o lado positivo de se ter amigos, de viver o dia de amanhã, mesmo que o dia de ontem tenha sido pesado e triste.
A forma como as descrições dos problemas e como os pensamentos dos personagens são expostos, fazem toda a diferença, pois você consegue se colocar no lugar deles e sentir as perdas, as dores e as confusões, por que em algum momento, você se sentiu assim também.
Um grande ponto positivo para mim, ao ler essa história, é que não devemos abandonar o dia de amanhã, de conhecer pessoas, pelo simples fato de ela ser diferente da maioria, de que problemas todos nós temos, mas que é possível lidar com eles e seguir adiante, que as vezes basta que alguém nos mostre o lado positivo das coisas e da vida, para percebermos que não vale a pena lamentar o passado, com o futuro pela frente.
Por lugares Incríveis é um livro inspirador, traz o assunto do suicídio que deve ser debatido o máximo possível, para que os pais saibam que, às vezes, os filhos precisam deles, mas eles não percebem isso. Conversar e saber ouvir são pontos determinantes para a decisão de vários jovens perdidos em seus pensamentos, conversar com eles é determinante para salvar vidas e isso é tratado no livro também, assim como a importância da comunicação familiar.
Esse é um tipo de livro que você deve ler e discutir com os amigos, familiares, com quem quiser. Recomendo muito a leitura dessa história.

“Você me faz especial, e Deus sabe o quanto esperei pra ser o tipo de cara que se quer por perto. ” - Pág. 315

Créditos:


Resenha: André Borges
Revisão: Bruno Bolner

Para conhecer e acompanhar o André Borges, siga-o no Instagram e no Twitter! E acompanhe o Ig literário @potterlivros.

Até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias